quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RELIGIÃO CRISTÃ


A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia idéias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.





Doutrina Cristã


De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.

O Messias ( Salvador )

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia. Sua família era muito simples e humilde. Por volta dos 30 anos de idade começa a difundir as idéias do cristianismo na região onde vivia. Desperta a atenção do imperador romano Julio César , que temia o aparecimento de um novo líder numa das regiões dominadas pelo Império Romano.
Em suas peregrinações, começa a realizar milagres e reúne discípulos e apóstolos por onde passa. Perseguido e preso pelos soldados romanos, foi condenado a morte por não reconhecer a autoridade divina do imperador. Aos 33 anos, morreu na cruz e foi sepultado. Ressuscitou no terceiro dia e apareceu aos discípulos dando a eles a missão de continuar os ensinamentos.


Difusão do cristianismo


Os ideais de Jesus espalharam-se rapidamente pela Ásia, Europa e África, principalmente entre a população mais carente, pois eram mensagens de paz, amor e respeito. Os apóstolos se encarregaram de tal tarefa.
A religião fez tantos seguidores que no ano de 313, da nossa era, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto. No ano de 392, o cristianismo é transformado na religião oficial do Império Romano.
Na época das grandes navegações (séculos XV e XVI), a religião chega até a América através dos padres jesuítas, cuja missão era catequizar os indígenas.


A Bíblia


O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus, fala sobre a vida do Messias, principalmente.

Principais festas religiosas

Natal : celebra o nascimento de Jesus Cristo (comemorado todo 25 de dezembro).
Páscoa : celebra a ressurreição de Cristo.
Pentecostes : celebra os 50 dias após a Páscoa e recorda a descida e a unção do Espírito Santo aos apóstolos.


Os Dez Mandamentos


De acordo com o cristianismo, Moisés recebeu Deus duas tábuas de pedra onde continham os Dez Mandamentos:

1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás.
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra.
5. Honra o teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.

Atualmente, encontramos três principais ramos do cristianismo: catolicismo, protestantismo e Igreja Ortodoxa.

4 comentários:

  1. ALUNA:NAJLA AMARAL DOS SANTOS
    1ªANO A MATUTINO DO COLEGIO POLIVALENTE DE ITAJUIPE

    Respostas
    1ªConsiderando que o trabalho é condiçao fundamental para que as familias,as pessoas nao caiam numa situaçao de pobreza,ou para que possa superar situaçoes de pobreza,em que se encontrado nela,o trabalho é condiçao fundamental para uma vida digna.

    2ªTrabalho decente é produtivo,remunerado,exercido em condiçoes de liberdade e segurança; o que seria capaz de produzir uma vida digna.Quando a OIT define este conceito como a sua grande´´ bandeira´´,ela nao inventa nada de novo,porque a noçao de trabalho decente com possibilidade de acesso á vida digna é uma noçao que esta na base da constituiçao dos grandes movimentos democraticos sociais do século XX.

    3ªA grande ideia do trabalho decente di oseguite:nao 2é suficiente gerar posto de trabalho,mas é fundamental que as oportunidades esteja acompanhandas por um nível aceitavelde qualidade em termo de salario,condiçoes de saúde etc.

    4ªA base sem duvidas deta trajetoria dde a deducaçao,a escolaridade.Omercado de trabalho hoje esta muito dificile cada vez mais exigente.Outra questao muito difundida e que o jovens nao nessecitam tanto de serem respeitadosseus direitos no trabalho,porque estao mais dispostos a aceitar emprego precarios,informal,sem proteçao.

    5ªIsso considero uma discurçao ente qualquer agenda de trabalho decente que se pretenda fazer.Na agenda hemisferica de trabalho decente que foi lançada em maio de 2006existeuma meta de jovens que nao estudam e nem trabalham.

    6ªApos ter engravidado as jovens adolescedlte tem que se associar na familia-escola e familia-trabalho,mas em nosso municipio nao é diferente,as jovens largam os estudos para cuidar de seus filhos e nao tem tempo de estuar aas vezes lagam os estudos quase no final de ano por ter vergonha de entrar na escola,para que os amigos nao saibam que esta gravida.

    7ªos jovens hoje para sociedade nao tem um aspecto de aprendizado para trabalhar,acham que os jovens nao tem a capacidade de aprender auma profissao e ser bem-sucedido.Assim nao poder conseguir emprego por falta de esperiencia assim no geral,os jovens tentam provar que sao capazes de trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Crescimento econômico e geração de trabalho decente

    1º) O trabalho é uma condição fundamental para que as familias não venha esta abaixo da media de subsistencis, ou seja a pobreza, pois é com o trabalho que a pessoa consiguira manter uma vida decente.

    2º) Trabalho decente é aquele feito livremente, com condições adequadas de segurança e higiene, em troca de uma salário que permita viver em condições adequaveis a subsistencia.E vida digna é aquela que todos querem ter, um emprego , uma casa, ser tratodo decentemente, tem dignidade, tem carater.

    3º)A ideia de trabalho decente é aquele feito livremente, com condições adequadas de segurança e higiene, em troca de uma salário que permita viver em condições adequaveis a subsistencia. E a ocupação é aquele que temos masi não precisamos muito dele, é so para ocupar o tempo. Por exemplo, um filho sustendao pelos pais não precisa imediatamente procurar um emprego, então ele procura uma ocupação para não ficar com tempo livre.

    4º)Não podemos dizer qual seria a faixa etaria, mas sim quando ele estivesse realmente preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Pois ele esta cada vez mais exigindo dos seus competidores. Sem essa preparação os jovens se inserem mais rapidos em ptrabalhos precarios com salarios baixissimos, sem higiene ou segurança.

    5º) è realmente alarmante pois, a maioria destes jovens deviam estar estudando a pesar das circunstancias que se esncontram; E mais alarmante e que 72% sao mulheres.

    6º)No nosso municipios podemos encontrar varios casos de adolescentes que deixaram a escola por cauda de terem engravidaso. Mas isso é um ato inconsequente pois em pleno seculo XX, com tantos metodos anticonceptivos. Esse deve mais a falta de informação do que por espontanea vontade.

    7º)Nosso municipio podemos dizer que a unica salvação que temos aqui é o comecio mesmo sendo tão franco, mais é importante. A fabrica da Penalty, entre outras areas que temos. Mas isso não é o suficiente para dá emprego a toda população itajuipense;

    FILMES

    A Verdadeira História do Descobrimento do Brasil

    Gostamos muito desse filme devido a varios aspectos. Tanto nos visuais ( ter sido feito em forma de senho, animação) como nos aspectos culturais ( que nos mostra de forma simples como foi o processo de descobrimento do Brasil, quem estava la, e o que ocorreu quando achara essa "nova" terra)

    A História do Brasil - Império - Parte I

    Não gostamos muito desse filme pois ele retrata como o Brail se tornou imprio de portugal. Mas tambem foi uma das paginas negras da nossa historia, como a ditadura mitirar. Foi nessa epoca que muitos negros foram capturados cada vez mais sair de suas terras para serem vendidos como escravos. Eles eram tratados como animais, e não como pessoas que eram, poe esse motivo muitos foram mortos por lutarem contra a dominação. E foi assim tambem que nasceu o preconceito racial. Pois os portugueses viam os negros como animais , e seres inferiores.


    NAVEGANTES- ABSOLUTISMO


    Gostamos muito desse filme (animação), pois ela retrata de maneira simples mais eficaz o que era o absolutismo, como ocorreu, e tambem como foi positivo para a formação de uma esstado mais moderno . E como aconteceu a expansão maritima e quam participou dela.

    NAVEGANTES - GRECIA

    Gostamos muitos desse filme pois fala nasceu a grecia: seus costumes, culturas, sua mitologia, seus deuses, sua literatura, enfim tudo .

    Roma Antiga - Navegantes

    O filme nos traz como foi que a Roma Antiga se originou da antiga penisula Italica.
    Como contribuiu para o mundo antigo e moderno com uma herança nas varias areas como: arte, literatura, medicina, filosofia, entre outros aspectos.
    E principalmente pela lendas que encantaram e encantam ate hoje, como a de Romulo e Remo, e os mais belos deuses da mitologia romana. Que ate hoje em alguns pontos do mundo tem muita influencia

    ResponderExcluir
  3. Alunas: Martiele/ Luana Bispo/ Rebeca/ Karoline
    Turma:8ª M1
    Portanto como o Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África temos respctativas racionais com figuras de linguagem comum e retrospectivas constada como cristianismo que vem crescendo com seu aspecto deste filme muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto falo de cada categoria da religião Cristã a Doutrina Cristã, o Messias, Difusão do Cristianismo, a Bíblia, as Festas Religiosas e por fim os Dez mandamentos então concluimos assim que As Institutas do Cristianismo, ou simplesmente As Institutas é a obra principal da teologia de João Calvino.

    O nome Institutas é uma tradução do título original em latim da obra, Institutio christianae religionis. Institutas quer dizer instrução, ensino. Um nome mais simples para a obra poderia ser Ensino Sobre o Cristianismo, aliás, título utilizado em um resumo da obra feito pelo teólogo J. P. Wiles. O nome Institutas portanto não é de forma alguma ligado a instituições de qualquer tipo, como o nome por vezes é erroneamente compreendido e divulgado (a não ser que pensemos na instituição do ensino, mas essa não é a idéia proposta pelo livro).

    A primeira edição foi publicada em 1536 em latim. A última edição, totalmente revisada, foi de 1559. As Institutas são a referência primária para o sistema de doutrinas adotado pelas Igrejas Reformadas, influenciando também outras surgidas na Reforma ou em período próximo. As idéias de Calvino são as bases para o conjunto de doutrinas usualmente chamado de Calvinismo.

    As Institutas quando do seu lançamento recebeu um título bem sugestivo para o que pretendia a ser:

    Christianae religionis Institutio, totam fere píetatis fummã, & quic quid eft in doctrina falutis cognitu neceffarium, conplectens: amnibus pietatis itudioris lectu digniffimum opus, acre cens editum.

    Institutas da Religião Cristã, resumo quase completo da piedade, abrangendo tudo que, quanto à doutrina da salvação, é necessário conhecer; obra seleta e à altura de todos os estudiosos da vida piedosa, recentemente publicada.
    Calvino ao escrever as Institutas teve como objetivo criar um manual de instrução cristã, sendo como disse um resumo, dos ensinos doutrinários próprios para a formação de um cristão.

    Alunas : Ana Clécia Souza
    Camila Torres
    Grasiele Matos. 1m2!!!

    ResponderExcluir